quarta-feira, 25 de março de 2009

Homem com doença rara tem ossos em vez de músculos

Uma estranha doença genética sem cura levou a que um chileno de 44 anos visse os seus tecidos musculares transformados progressivamente em ossos.

Carlos Olea, conhecido pelos seus vizinhos como o "homem de pedra", padece desde que nasceu de fibrodisplasia ossificante progressiva, uma rara doença que destruiu os seus músculos e articulações e o impede quase de se movimentar.



"Sinto qualquer coisa, qualquer coisa por dentro, como se os nervos estivessem duros", descreveu, com dificuldade, Carlos Olea, que vive com os pais numa casa de campo, em Tunca de Arriba, na região de O' Higgins.

Diariamente, os pais de Carlos atam, com uma larga correia de couro, o filho junto à porta de casa para que possa ver o campo enquanto come com o auxílio de varetas.

São também as varetas que lhe permitem gozar o seu único prazer: fumar.

Carlos, que só consegue pestanejar e mexer alguns dedos dos seus pés e mãos, consegue fumar quando é colocado um cigarro na ponta de uma vareta com uma abertura numa das extremidades.

De acordo com a chefe da Unidade de Genética do Hospital Clínico da Universidade do Chile, Silvia Castillo, o gene que causa a doença de Olea, que não sabe ler nem escrever e é filho de pais sãos, encontra-se no cromossoma 2 e foi descoberto há três anos.


in Visão, 18 de Março de 2009

1 comentário:

  1. como as pessoas se sentem quando olha pra ele o que falam dele,ele sente alguma coisa em especial.ele se alimenta como conseguem fazer q ele se sinta bem quando as pessoas olham pra ele com cara de nojo o que ele responde pra elas.ou entao como ele se sente ouy reage quando as pessoas estao olhando pra ele.como ele consegui chegar a essa possibilidade de vida .ele acha isso normal ou não.ha mas uma cois a ele pode comer de tudo ou ele so bebe sopa,caldo,sucos,vitaminas e canja.obrigado por me deixarem fazem essas perguntas e daqui eu agradeço.e melhoras pra você se ainda puder mas se Deus quiser ele não quer ele desejas boas melhoras pra você.obrigado e boa noite.

    ResponderEliminar