quarta-feira, 25 de março de 2009

DOENÇA DE CHAGAS

A doença de chagas é assim denominada em homenagem ao médico brasileiro que a descobriu, Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas.

Foi descoberto em 1909, quando Carlos Chagas realizava uma campanha contra a malária que atingia operários que trabalhavam na construção de um trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, na região norte do Estado de Minas Gerais. Carlos Chagas, descreveu o agente etiológico, o transmissor e o modo de transmissão da doença.

Esta doença é uma doença transmissível, causada por um parasita do género Trypanosoma e transmitida principalmente através do "barbeiro". É conhecido também por: chupança, chupão, fincão, bicudo, procotó,etc.

O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, encontra-se no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas: no insecto transmissor, vive no tubo digestivo.

Ciclo da Doença de Chagas




O seguinte vídeo descreve o processo de transmissão da doença:



Febre, mal estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem aparecer inicialmente (fase aguda), embora existam casos em que a doença se apresenta de forma assintomática.

Em quadro crónico, o mal de Chagas pode destruir a musculatura dos órgãos atingidos, provocando o aumento destes, de forma irreversível.



O diagnóstico é feito via exame de sangue e consiste na busca do parasita no material colectado. O tratamento, visando a eliminação dos parasitas, é satisfatório apenas no estágio inicial da doença, quando o tripanossoma ainda está no sangue. Na fase crônica, a terapêutica se direciona para o controle de sintomas, evitando maiores complicações.

O controle populacional do barbeiro é a melhor forma de prevenir a doença de Chagas.

Sem comentários:

Enviar um comentário